Junta de Freguesia da Póvoa

Artesanato

Tear Artesanal

Julieta Moreira

A tecelagem em teares manuais permite a confeção de colchas, tapetes, carpetes, alforges com lã de ovelha ou com linho. A utilização de fibras de origem animal é antiga, esta matéria-prima provem dos rebanhos ovinos, que existem nesta região, perde-se no passar dos tempos os saberes de trabalhar a lã, pois em tempos era impensável que uma mulher não soubesse cardar, fiar, tecer e utilizar nas suas várias formas a lã.
Com a lã fazem-se meias, tapetes, mantas, ou nas suas formas mais elaboradas como lindíssimas colchas cobertas tecidas, que geralmente são espessas e pesadas.
Muitas centenas de teares já emudeceram, calando o bater ritmado do pente, a apertar as texturas. Os trabalhos elaborados no tear são autênticas obras de artes, primadas pela criatividade e o saber fazer.

Cestaria

Em memória de Francisco Fernandes

O vime é um material fácil de trabalhar, por ser bastante maleável, oferecendo a possibilidade de o cesteiro manifestar toda a sua criatividade e habilidade manual na sua criação de produtos resistentes.
Pode-se trabalhar em vime com casca e sem casca, contrastando a cor acastanhada escura, com a cor mel do vime tratado, ficando uma combinação diferente.