Por iniciativa da Junta de Freguesia da Póvoa, mordomia de Nossa Senhora do Naso e da ALCM, tal como sucedia no passado, vai ser recriada a ida dos Pendões do Planalto ao Naso, durante as celebrações do “Martes de Páscoa”, ou como também é conhecido, a festa do Nasico.
“Todos os Pendões se reuniam no Naso o dia do Martes de Páscoa!” assim contava o Sr. José Augusto Morgado de São Martinho.
Francisco Domingues de Genísio, afirmou que, em 1915, o seu pai António Augusto Domingues então com 18 anos, juntamente com José Bernardo Meirinhos de 20 anos, foram os últimos que levaram o Pendão de Genísio a essa festa: “Era uma mocidade tão forte que até nos dentes o levavam!”
Essa insígnia identitária das comunidades, vai ser também neste ano de 2022 o motivo para confraternização e encontro de mocidades e tradições porque, como diz Emília Viotti da Costa, “Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”.
O evento irá ser realizado no dia 1 de maio, segue o programa:
12h00 – Chegada dos Pendões
15h00 – Missa seguida de Procissão
17h00 – Animação Musical pelo ” Grupo Chamamusical”